terça-feira, 31 de maio de 2011

17ª BNT MERCOSUL - TURISMO E COPA DO MUNDO.

TURISMO E COPA DO MUNDO FOI O TEMA DE COLETIVA DA 17ª BNT MERCOSUL

Abertura BTN MERCOSUL no Beto Carrerro World.


Alex Murad - Pres. do Beto Carrero World


Geninho Goes - Diretor da BNT- Mercosul e do Beto Carrero World


Coletiva de Impresna sobre a Copa do Mundo na 17ª BNT Mercosul .
Participaram da coletiva o diretor executivo da Amazonastur, empresa estadual de turismo do Estado do Amazonas Nickolas Cabral dos Anjos; o secretário executivo da Secopa, Gilberto Pimentel de Pernambuco; o diretor de relações nacionais da Bahiatursa Fernando Ferrero; a secretária de turismo do Rio Grande do Sul Abgail Pereira; a diretora de promoções turísticas da Belotur Ana Paula Azevedo, de Minas Gerais, e o secretário de turismo do Paraná Faisel Saleh. Entre os representantes das cidades que estão na rota da Copa, esteve como anfitrião do evento o diretor de marketing da Santur (SC) Flavio Agustini, e participaram também a presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul Nilde Brunn e o secretário de turismo e Vitória, ES, Antônio Olimpio Bispo.

De Penha, SC: Representantes de cidades e estados sedes da Copa do Mundo de 2014 e de importantes destinos turísticos que estão na rota do megaevento esportivo participaram , do primeiro dia da 17ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos), da coletiva de imprensa no Beto Carrero World, em Santa Catarina, e falaram sobre os preparativos, estratégias e novidades preparadas pelos órgãos de turismo.


" O Brasil é conhecido mundialmente por ser o país do samba, da alegria, da natureza, além é claro por ser o país do futebol. Estamos às vésperas da Copa que atrairá milhares de pessoas do mundo inteiro. Por isso, acreditamos que esta é hora do Brasil, é hora de mostrarmos nosso imenso potencial e aproveitarmos as oportunidades que serão geradas pela Copa”, abriu a coletiva o diretor da BNT Mercosul e do Beto Carrero World Geninho Goes.



Realizar ações, melhorias em produtos e serviços turísticos que ficarão de legados para a população foram algumas das principais preocupações citadas pelos dirigentes.

Amazonas: destino Verde da Copa do Mundo: Como um dos principais centros ambientais do mundo, o principal desafio do Governo do Estado do Amazonas é transformar os investimentos em infraestrutura, turismo e serviços para a Copa de maneira sustentável. “Tudo o que for utilizado em energia será revertido em plantio de árvores”, informou o diretor da Amazonastur Nickolas Cabral dos Anjos dizendo que o estado é considerado o Destino Verde da Copa do Mundo de 2014. Além disso, outro dos destaques para os preparativos do megaevento, além da infraestrutura, é trabalhar em capacitação, treinamento de mão-de-obra e em outros idiomas para receber os visitantes das várias partes do mundo.


Bahia receberá 760 mil visitantes nos 2 meses da copa. Durante a Copa do Mundo, o diretor da Bahiatursa Fernando Ferrero anunciou que a estimativa é um acréscimo de 110% de visitantes na Bahia nos meses de junho e julho (durante a Copa), e um incremento de 683 milhões na economia local. A meta do Governo é capacitar até 2014 20 mil pessoas e, de acordo com o dirigente, cerca de 14 mil pessoas já passaram por treinamentos, com ênfase às áreas de atendimento ao turista, recepção e idiomas. Além disso, Ferrero destacou a ampliação de projetos já realizados com êxito no Estado, como é o caso do sistema de informações turísticas: Disk Bahia Turismo. “Hoje, somente durante o Carnaval o Disk Bahia Turismo presta serviço a cerca de 100 mil pessoas com atendimento em 3 línguas, e pretendemos ampliar esse projeto para 11 idiomas para a Copa”, revelou.


Minas Gerais: o foco é profissionalizar . Oprincipal objetivo do Governo de Minas Gerais para a Copa do Mundo de 2.014 é investir em profissionalização e divulgação da riqueza em patrimônios e cultura do Estado. Foi o que afirmou a diretora de promoções turísticas da Belotur, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Ana Paula Azevedo, através de uma ação conjunta entre o município e o estado. “Nosso objetivo não está na construção de atrativos mas valorizar e profissionalizar as atrações já existentes”, disse Ana Paula destacando as áreas de atendimento e recepção turística, capacitação, estruturação e comercialização de produtos turísticos. Ela destacou ainda a preocupação do município em agilizar a reforma do aeroporto Tancredo Neves e a ampliação da rede hoteleira. “Hoje, já temos de 3 a 5 grandes redes de hotéis interessadas em investir em Belo Horizonte”, afirmou.


Paraná: macroregionalização do turismo : Um dos destaques apresentados pelo Secretário de Estado de Turismo do Paraná Faisel Saleh foi o fortalecimento de parcerias e macroregionalização do turismo para a criação de roteiros específicos para a Copa através da união dos estados que fazem parte da Comissão Permanente de Turismo (CTI Sul): Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.



Pernambuco terá a Cidade da Copa . O Secretário Executivo da Secopa, do Estado de Pernambuco, Gilberto Pimentel, reforçou a importância da oportunidade do evento para estadualizar a Copa fortalecendo o turismo não apenas na capital, mas em toda a região, aproveitando as grandes festas típicas como é o caso do São João. Ele falou ainda sobre o projeto “Cidade da Copa”, “um estímulo natural para a expansão urbana na capital”, disse. “O projeto será na verdade uma Arena Multiuso e ficará de legado para a população”, completou.

A “Cidade da Copa” terá um investimento público/privado total de R$ 1,8 milhões e prevê a construção de um estádio, um conjunto habitacional, um centro comercial, hotéis e outros empreendimentos.

Rio Grande do Sul pretende criar 9 Câmaras Temáticas de Turismo :A Secretária de Turismo do Rio Grande do Sul Abgail Pereira anunciou que para fortalecer a divulgação dos roteiros do turismo gaúcho, serão criadas até a Copa 9 Câmaras Temáticas de Turismo reunindo municípios com atrativos de perfis similares apresentando a diversidade do estado aos visitantes. Além disso, a preocupação do Governo está também na atenção e reforço aos serviços básicos como saúde, educação, cultura e transparência à população. Segundo ela, o público alvo do estado gaúcho está principalmente nos países da América do Sul. “Realizaremos a Caravana da Copa e nosso objetivo é se aproximar cada vez mais dos países da América do Sul para fortalecer o turismo antes, durante e depois da Copa”, destacou.

Estados e cidades que estão na rota da Copa realizam ações para o desenvolvimento turístico
Aproveitar as oportunidades geradas pela Copa são objetivos dos municípios e estados sede que não sediarão os jogos, mas que levam o peso de serem importantes pólos turísticos brasileiros. “Santa Catarina não é sede dos jogos mais será o destino turístico da Copa assim como é considerada o principal destino do Brasil”, afirmou o Diretor de Marketing da Santur Flávio Agustini. “Temos toda a oportunidade de atrair os milhares de turistas sendo criativos e utilizando nossos atrativos como as praias, o Beto Carrero World, o turismo, ecológico, o termal, o rural, a serra”, exemplificou. Entre os projetos, ele citou os cursos que estão sendo realizados junto à rede hoteleira “Bem Receber Copa” pela ABIH que visa qualificar a mão de obra no setor turístico.
O secretário de turismo e Vitória, Espírito Santo, Antônio Olimpio Bisco também reforçou as belezas e os atrativos da cidade e as melhorias que serão realizadas em infraestrutura para atender a demanda de visitantes.
Já a presidente da Fundação de Turismo e Mato Grosso do Sul Nilde Brunn falou dos investimentos realizados pelo governo em melhorias da malha rodoviária, do enfoque na promoção de destinos como Bonito, Corumbá e Dourados e anunciou que em breve o estado vai inaugurar o maior aquário de água doce do mundo localizado na cidade de Campo Grande. Além disso, Nilde informou a ampliação do programa de combate à exploração infantil.
http://www.bntmercosul.com.br/


FOTOS ; WANDERLEI CELESTINO - © Todos os Direitos são reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário