quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

LEONARDO DA VINCI NA AVENIDA PAULISTA .. NO CARNAVAL

Para quem quer aproveitar o feriado de carnaval na cidade com uma programação sem folia, e sim com cultura, a mostra: “Leonardo da Vinci – A natureza da Invenção” é uma excelente opção. 



O SESI-SP, na Avenida Paulista, coração financeiro de São Paulo, mesmo durante o carnaval, apresenta uma exposição inédita no Brasil, em homenagem a LEONARDO DA VINCI (1452-1519), um dos maiores gênios da humanidade, um estudioso que desvendou vários segredos da natureza, como os movimentos das águas, e do ar, a metamorfoses dos seres vivos e muito mais.

A exposição “LEONARDO DA VINCI, A NATUREZA DA INVENÇÃO” apresenta 10 instalações e 40 objetos produzidos em 1952, para a celebração do quinto centenário do renascentista.

Baseando-se em desenhos originais do gênio, arquitetos e engenheiros recriaram centenas de invenções dele, e agora uma parte deste rico acervo está no Sesi, outra parte permanece no Museo Nazionale della Scienza de Milão, proprietário de toda a coleção, e pode ser conhecida virtualmente. 

A mostra fica no SESI até 10 de maio de 2015, podendo ser visitada diariamente, com entrada franca.


Originalmente realizada em Paris, é a primeira vez que a exposição vem para um país fora da Europa, resultado da parceria do Sesi-SP e da Universcience (organização francesa criada em 2010 a partir da fusão Cidade da Ciência e da Indústria e do Palácio da Descoberta de Paris).

Mostrar Leonardo da Vinci como um homem do seu tempo é o objetivo da exposição, segundo o curador da mostra. “A exposição busca explicar a genialidade de Leonardo, mas não como muitas pessoas pensam, como um inventor de muitas coisas, mas sim como um homem do seu tempo. A inovação vem da observação de tudo que estava a volta dele: a natureza e o trabalho de outras pessoas”, explicou Claudio Giorgione.

Giorgione diz estar muito feliz por trazer a exposição ao Brasil. “Depois de Paris, a mostra esteve em Munique e agora em São Paulo. Por isso, é uma oportunidade muito importante para o público brasileiro, até por ter entrada gratuita e estar na Avenida Paulista.”
Leonardo da Vinci, possivelmente seja o pintor mais famoso do mundo, graças a “”MONALISA” de 1517, e também a não menos famosa “ A ÙLTIMA CEIA” de 1498, e “ HOMEM VITRUVIANO”, de 1490, mas seu brilhantismo não se ateve a pintura, Leonardo era acima de tudo um gênio visionário e inventivo, criador de máquinas fabulosas e nunca imaginadas até então.

Sua genialidade não tinha limites, era atemporal, pois criara de um simples e prosaico isqueiro, até máquinas voadoras, armas de guerra, guindastes, máquinas fabris, maquinas de fiar, escafandro, máquina a vapor, perfuratrizes, paraquedas e até um submarino.


A exposição “LEONARDO DA VINCI – A NATUREZA DA INVENÇÃO” apresenta ao publico brasileiro, o maior gênio da Renascença, um homem impar, e visionário, que desenhou a partir de organismos vivos, que imaginou o voo, aprimorou a manufatura, e que mesmo após sua morte, continua instigando o conhecimento mundial, e cuja vida, obra e genialidade, serão rememoradas na história da humanidade atemporalmente. 


Galeria de Arte SESI – Avenida Paulista 1313, Metrô Trianon-Masp)
Diariamente das 10h00 às 19h30 / Entrada Gratuita




Nenhum comentário:

Postar um comentário