sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MASSOFILAXIA: A ARTE MILENAR DE REJUVENESCIMENTO FACIAL

Alunos do CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA  EM  ESTÉTICA  E COSMETOLOGIA da FMU -  anunciam  importantes conclusões sobre técnica milenar de   REJUVENESCIMENTO FACIAL.  



  CURSO  DE GRADUAÇÃO  TECNOLÓGICA  EM  ESTÉTICA  E COSMETOLOGIA


MASSOFILAXIA FACIAL:

 SAÚDE E REJUVENESCIMENTO

A face expressa o que somos e o que estamos sentindo e retrata o estado de saúde física e  emocional de uma pessoa.
Através da Massofilaxiae as técnicas spazianas (SPA), podemos promover benefícios estéticos e terapêuticos.
As técnicas mais utilizadas são de:  drenagem linfática, massagem relaxante e revitalizante, massagem com conchas, bambus e pedras.


A MASSOTERAPIA FACIAL E SUAS APLICAÇÕES


Introdução:

A massoterapia facial tem um firme lugar entre terapias complementares e através do toque garantiu sua posição como arte e ciência, e continuará evoluindo enquanto for pesquisada e explorada por estudantes e profissionais da saúde.
As técnicas de massagens faciais mais utilizadas são de drenagem linfática, relaxante e revitalizante, além das spazianas com bambus, conchas e pedras . Estas técnicas aplicadas na face propiciam benefícios de estimulação dos vasos sanguíneos e linfáticos, relaxamento e bem-estar

RESULTADOS 

Inicialmente vale lembrar que os efeitos da massagem sobre os tecidos moles dividem-se em mecânicos, fisiológicos e psicológicos. Sobre este assunto RIBEIRO (2000) afirma que independente da técnica utilizada, o que se deseja é uma estimulação dos vasos capilares da pele, resultando em uma hiperemia ativa e aumento da circulação local, que intensificará os processos metabólicos, a nutrição, a função e a regeneração dos tecidos.
As técnicas de massoterapia facial são principalmente usadas em rejuvenescimento facial, pós-operatório, diminuição de edemas e associadas a aparelhos.

Metodologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica, no período de 2001 a 2015. Foramconsultadas as seguintesbases de dados científicos: SciELO, Birema, Lilacs, Google Acadêmico, além de livros e teses, nos idiomas português e inglês. Palavras-chave: massoterapia facial, rejuvenescimento facial, pós-operatório estético e spazianas.

Considerações Finais

A massoterapia é uma arte milenar, seu nascimento é tão antigo quanto á própria origem do ser humano. Já era praticada pelas antigas civilizações chinesa, egípcia, persa e grega. A origem da palavra massagem vem do antigo grego e significa “amassar”. Mas vai além do amassar, esta técnica tem por objetivo reequilibrar o funcionamento do corpo e reestabelecer o bem-estar físico e mental.

Autores: Cristiane Louzã, Jennifer Pires, Jessica Schuning, Vanessa Lima
Referências: ALMEIDA et al, 2015; ARIERO et al, 2007; BERRY, 2003;  CARREIRO et al, 2012; CASSAR, 2001; DOMENICO, 2008; RIBEIRO, 200; PEREIRA,M.F.L; Spaterapia em Estética, ed. Difusão 2015


Serviço:

Para conhecer esta pesquisa na integra, encaminhe um e-mail para  : cristiane.louza@gmail.com ou  vanessa.lima_anjo@hotmail.com

Orientadora: Professora Mestre Marta Regina Figueiredo(FMU e IBECO)
Coorientador: Professor Especialista José Ailton dos Santos (FMU e UNIP)
Dra. Natalie Souza de Andrade – Coordenadora do Curso Superior de Estética da FMU




2 comentários: