terça-feira, 12 de janeiro de 2016

OVELHA NEGRA - cartum político da época de chumbo completa 40 anos e vira livro .

O Ovelha Negra, único jornal de cartuns da imprensa brasileira, completa 40 anos de sua criação em 2016.  E  NÃO PODE SER  ESQUECIDO !!!






Geandré, pseudônimo de Arlindo Rodrigues,  criador do jornal  está  concluindo um  livro que conta a história de um veiculo que não foi um produto de marketing,  mas sim  de uma participação espontânea  da luta  pela redemocratização do Brasil.


GEANDRÉ 
O jornal teve nomes importantes,  chegou a contar com cem cartunistas entre eles Chico Caruso,Paulo Caruso,Laerte,Angeli,Luis Fernando Veríssimo, Alcy,   e assim, deixou um legado de amor à liberdade de imprensa,  e a luta pelos direitos civis, que não pode ser deixado sob a poeira do esquecimento,  sob nenhuma hipótese, pois faz parte irrefutável  da narrativa crônica e crítica  de um Brasil que buscava seu rumo, e  que  até agora ainda não achou !!!!



OVELHA NEGRA, O  único jornal cartum,  e  que surgiu em 1976,  em plena ditadura militar  no Brasil está preservado em sua coleção,  sendo objeto de estudos de  historiadores, cronistas, jornalistas e estudantes sobre o período de chumbo e bombas  no Brasil, em que a arte,a literatura, o jornalismo  brasileiro e etc    gozou da máxima  criatividade  e licença  poética diante  da censura cultural e social que se viveu neste período.
Ovelha Negra participou de inúmeras edições do Salão de Humor do Canadá e, em 1975, do Salão de Atenas, sendo premiado no Salão de Berlim do mesmo ano.


Neste período  atual em que literalmente o Brasil chafurda num  incomensurável mar de lama,   Geandré está finalizando um livro que conta toda a sua trajetória, costurando com a resistência política, fazendo um paralelo social e político entre aqueles anos e o momento atual.

Extremamente reflexivo e atual, com os acontecimentos recorrentes no Brasil ainda varonil,  Geandré  tem muita coisa a dizer...conheceu e conhece muita gente interessante que fizeram parte da historia recente do país... e  seus cartuns  estão mais  atuais do que nunca !!!!!

Abaixo  algumas capas das edições, que fizeram parte de uma exposição este ano em Santos que iniciaram a comemoração dos 40 anos do Ovelha Negra.

 BREVE O LANÇAMENTO DO LIVRO... AGUARDEM ... 



2 comentários:

  1. Olá amigo.Há quanto tempo não o vejo.Talvez nem se lembre mais.Eu sou o William de Santos.Saíamos às vezes para passear no Gonzaga.Lembra?
    Em 1968.

    ResponderExcluir
  2. Geandré (Arlindo Rodrigues), se quiser enviar-me alguma mensagem meu e-mail é: williamwagnerba@yahoo.com.br

    ResponderExcluir