terça-feira, 19 de abril de 2011

VIRADA CULTURAL 2011.

24 HORAS DE FESTA EM SÃO PAULO.




A sétima edição da VIRADA CULTURAL, foi realizada nos dias 16 e 17 de abril, em São Paulo. A estimativa foi de que mais de 4 milhões de pessoas circularam entre as mais de 1.000 apresentações gratuitas, com 200 atrações, distribuídas em 13 palcos pela região central, além de eventos nos CEUs, e em várias unidades do SESC.


Um dos destaques dessa edição foi o homem-banda, uma figura lúdica, que sozinho toca vários instrumentos musicais, enquanto canta e faz algumas performances... um show-man!, Ele percorria as ruas da cidade enquanto as pessoas o acompanhavam curiosas e sorridentes. http://www.ciaumpededois.blogspot.com/http://www.maurolauropaulo.blogspot.com/



Dentre tantas atrações, algumas eram esperadas com muito entusiasmo, no cenário nacional, MARINA LIMA atraiu um grande público, e foi aplaudida efusivamente durante toda sua apresentação, com direito a vários pedidos de bis ( não atendidos).
Um dos eventos mais aclamados, e talvez o mais esperado, foi sem dúvida a apresentação da ópera “PAGLIACCI” , apresentada ao ar livre , no PATEO DO COLÉGIO, o público ficou emocionado e em perplexo silêncio diante deste belíssimo e memorável espetáculo, que fez um mix multimídia entre o canto lírico, a dramaturgia, o circo, e projeção arquitetural, visando aproximar o grande público da ópera .
"Pagliacci, ópera de Ruggero Leoncavallo teve sua primeira apresentação em Milão no ano de 1892. A ópera se passa na Calábria, entre 1865 e 1870, no dia da Festa da Assunção. Vagando com sua trupe pelas pobres aldeias da Calábria, Canio, o chefe da companhia encontra, cuida e casa-se com Nedda que transforma-se numa das principais artistas da trupe. Canio sofre de um ciúme doentio. Nedda sente-se sufocada e vislumbra fugir com Silvio, seu jovem amante. A ópera segue com inesperados acontecimentos, culminando em duplo homicídio cometido por amor."

A banda Beatles 4ever, apresentou o projeto “ The Beatles Complete Works” . Excelente, é assim que se pode definir este espetáculo, onde durante às 24 horas da VIRADA, -com pequenos intervalos para descanso- , o grupo de brasileiros apresentou “ ao vivo” simplesmente toda a discografia dos Beatles, inclusive tocando em uma guitarra original de John Lennon, quem esteve lá dançou, pulou, gritou e até chorou tamanha a emoção, com o timbre e a performance dos “brazilians” Beatles. http://www.beatles4ever.com.br/


Segundo dados da SP Turis, 91% do público da Virada é composto por residentes da cidade. O restante é formado por turistas. O custo do evento foi estimado em R$ 8 milhões. Durante a coletiva, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que “A Virada é o maior patrimônio cultural da cidade. Ninguém nunca vai mexer nela.”



Então, para quem gostou, fica a dica: agora é só esperar que em 2012 a VIRADA volte às ruas, trazendo essa sensação de bem estar, e resgatando nas pessoas o gosto de andar à noite pelo “centrão”, sem medo, pois o melhor de tudo na virada , é o clima de alegria e amizade que paira sobre quase todos.



© Todos os Direitos são reservados, ficando proibida a reprodução parcial ou total do texto ou das fotos, sem prévia autorização .







Nenhum comentário:

Postar um comentário