quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PRIMAVERA : FLORES PARA MONET

O Clima das tardes de primavera, com o sol se pondo, e o indelével aroma das flores no ar, é algo especial que apraz-nos um pouco mais a vida.
As flores são tão belas e atraentes, que talvez não seja possível que algum ser humano seja indiferente a estas pequenas jóias do paraíso, verdadeiros presentes celeste.
As flores estão presentes em todos os momentos das nossas vidas, nos nascimentos, nos aniversários, casamentos e até na hora da nossa partida, como que para atenuar a dor dos que ficam.
Como que por encantamento, transformam qualquer ambiente em um lugar mais feliz, mais alegre... mais vivo.
Quem não admira uma bela flor?, Quem não reconhece sua beleza?,Quem pode ser indiferente a tamanha perfeição?
Claude Monet, um mestre da pintura francesa, passou trinta anos de sua vida abrindo a porta de sua casa e pintando os nenúfares ( plantas aquáticas), que cultivava em seus jardins em Giverny- França, criando a famosa série intitulada “ As Ninféias”. ( acima)
Nesta obra, de sublime encantamento, as flores retratadas, ganharam uma beleza sem igual, sob a ótica do artista, parecia que elas desvaneciam-se no ar, ao mesmo tempo em que se recompunham novamente, num interminável ciclo de nascimento e desaparecimento transcendentais e eternos, como no balé da deusa shiva.
É como se ali, observando o ir e vir da existência dos nenúfares, Monet tivera a final compreensão do ciclo da vida: existência, morte e renascimento, e retratasse essa impressão e sentimentos com suas pinceladas fluidas, fazendo com que aquelas flores parecessem ora existir, "tornar a vida", e ao mesmo tempo não, parecessem reais e ao mesmo tempo irreais, como uma impressão opaca, sem foco, distante , sumidiça, que poderia estar ali num segundo e no outro desaparecer para sempre, mas também poderia ressurgir instantaneamente, num ciclo infindável de existência e não existência, causando assim um encantamento hipnótico em seus mais apaixonados e incrédulos observadores.
E é com humilde intenção pessoal, que realizei algumas fotos das flores do jardim da minha mãe, inspiradas em Monet, para homenageá-lo, aproveitando este momento em que se inicia a primavera. Estas fotos intituladas “Para Monet”,estão sendo publicadas pela primeira vez, foram feitas com especial carinho e satisfação.




© fotos : WANDERLEI CELESTINO - Todos os Direitos são reservados, ficando proibida a reprodução parcial ou total, cópia, retransmissão, publicação, ou qualquer outra utilização das fotos, sem prévia autorização do autor © lei 9610/98

Nenhum comentário:

Postar um comentário