segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ENOTURISMO - II Congresso Latino Americano em Bento Gonçalves –RS


O  II Congresso Latino Americano de Enoturismo,  aconteceu nos  dias 30, 31 de Agosto e 1º de setembro, no  Dall’Onder Grande Hotel, na cidade  de Bento Gonçalves, RS. 


O Enoturismo, ou “ O Turismo do vinho é uma das mais eficazes ferramentas de transformação da imagem do vinho brasileiro. O visitante vêm, conhece, pergunta, interage com o produto, vê a paisagem, o cuidado, entende como é elaborado. Se sente orgulhoso, orgulho de ser brasileiro e se surpreende. È tocado para sempre.” Adriano Miolo.


Este evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR BG), com apoio da SETUR-RS, e das associações e empresas de turismo e vinhos da região.


 Por Wanderlei Celestino, especial para o Jornal jardins e fotojornal . 


A região de Bento Gonçalves, é a maior região produtora de vinhos do Brasil, dispondo de 70 vinícolas, industriais ( Miolo, Aurora, Salton) ou familiares, e recebe anualmente 800.000 turistas e enoturistas, que buscam desfrutar das experiências únicas  ali  proporcionadas. 

 Dall'Onder Grande Hotel
A estrutura local: boa localização, 120  km de Porto Alegre, hotéis requintados, cantinas pitorescas, excelente gastronomia; a riqueza cultural: tradições herdadas dos antepassados Italianos, ali instalados por volta de 1895, quando iniciaram o cultivo da uva, e a cultura do vinho; a beleza natural exuberante; e a  alegria do bem receber, formam um conjunto impar de atrativos que permitem o crescimento do número de visitantes recebidos anualmente. 

A divulgação nacional e internacional que vem acontecendo através da mídia, internet, calendário de eventos, visitas de especialistas mundiais, participação em feiras setoriais, e também parcerias entre o setor privado e público, dentre outros; tem contribuindo eficazmente para a  publicidade da cidade e região  divulgando  seus atrativos peculiares.

Este empenho da Secretaria Municipal de Turismo, tem como intuito, ampliar o numerário de visitantes e consolidar Bento Gonçalves como destino enoturístico no Brasil, para os brasileiros e estrangeiros, incluindo  definitivamente a cidade na lista das rotas do enoturismo internacional de excelência como França, Itália e Portugal.

“A CULTURA COMO ELEMENTO INTEGRADOR DOS POVOS”

Ronaldo Garcia, Sec.Mun. Turismo Porto Alegre, Álvaro Bertoni, Sec. Turismo Maldonado, Ivane Fávero, Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, André Vilaron, diretor de Promoção Internacional do Turismo de Cultura da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR).

No dia 30, antes mesmo da abertura oficial do Congresso, representantes da rede Mercocidades ( formada por 260 municípios, inclusive Bento Gonçalves), se reuniram para discutir a integração dos municípios do Mercosul através do turismo, com a criação da ROTA TCHÊ , que propõe oferecer um turismo integrado entre cidades Brasileiras, Argentinas e Uruguaias, potencializando cada região com o melhor que ela possa oferecer, visando turistas do mundo inteiro, mas visando em especial o turista Europeu, haja vista que já existe um vôo direto Lisboa-Porto Alegre, que literalmente abre as fronteiras para o sucesso deste projeto. 

“TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO ENOTURISMO”

André Vilaron,assessor da Presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Abgail Pereira, secretária de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR RS) Roberto Lunelli, Prefeito de Bento Gonçalves, Simone Salvatori Schnorr ,representante do Ministério do Turismo (MTur) e Ivane Fávero, Sec. Municipal de Turismo de Bento Gonçalves.

Este foi o tema de abertura do II Congresso Latino Americano de Enoturismo, que se iniciou as 19H00 do dia 30 de Agosto no hotel Dall’Onder, onde estiveram presentes, o Prefeito de Bento Gonçalves, Sr. Roberto Lunelli, a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR RS), Abgail Pereira, a secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, o assessor da Presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), André Vilaron, e a representante do Ministério do Turismo (MTur), Simone Salvatori Schnorr.

Ivane Fávero, iniciou o evento agradecendo a participação de todos ressaltando a importância deste encontro para todo o segmento relacionado ao enoturismo “ e destacou a esperança efetiva de que em conjunto com aos órgãos governamentais tenham êxito na criação da rota enoturística no Brasil, que já existe em outros países sendo de suma importância econômica para estes.

André Vilaron, destacou a importância  internacional  do evento, e   apresentou  o mais recente vídeo promocional do Brasil, lançado nas Olimpíadas de Londres, que será utilizada até 2014, com o tema “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”.  O vídeo dá destaque ao vinho, “ porque entendemos o valor do vinho como um produto econômico e cultural e de relevante importância para esta região”, conclui.
Simone Salvatori, destacou que o Ministério do Turismo tem clara a importância do enoturismo, para a região, que cresceu 300% nos últimos anos e “ que podem ter a certeza do apoio do Ministério do Turismo à todas as iniciativas propostas”.

 ACORDO DE COOPERAÇÃO"

Ivane Fávero, Sec. Turismo, Roberto Lunelli, prefeito BG,Bermardo Pereira, Vice Pres Cartaxo,José Arruda AMPV.
Bento Gonçalves assim ou um acordo de cooperação com a cidade de Lujàn de Cuvo/ Argentina, e Cartaxo/Portugal, este acordo permite a criação de convênios em diversas áreas, como na enologia, gastronomia e enoturismo, com esta interação internacional o setor será fortalecido.

Público
No   Painel “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENOTURISMO”,  a Secretária de Turismo do RS,  Abgail Pereira, ressalta que: "Cabe ao governo, aliado à iniciativa privada, desenvolver políticas públicas visando o desenvolvimento econômico através da geração de emprego, renda e desenvolvimento do turismo. O turismo precisa ser bom para o turista e para quem vive no local”.
Vilaron, apresentou o novo material de promoção turística da Embratur O vídeo expõe a cultura do vinho no Brasil. “Quando você oferece um vinho, você está dando oportunidade para a pessoa conhecer a história, a cultura do povo que o produz. E este é o objetivo, enaltecer os costumes do povo que o produz”, coloca.

"ENOTURISMO BRASILEIRO"

Para quem busca conhecer melhor sobre vinhos no Brasil, a enóloga  Maria Amélia Duarte Flores, lançou o livro, “ Diagnóstico do Enoturismo no Brasil”, como resultado de uma vasta e rica pequisa,  ela destaca que atualmente já são 80 mil hectares de vinhedos, distribuídos de norte a sul, e que na região do vale de São Francisco (PE) são realizadas duas vindimas por ano, já o Rio Grande do Sul destaca-se por ser responsável por 90% da produção nacional de vinhos finos.
O livro está disponível para download no site do Ibravin (www.ibravin.org.br) e do Sebrae (www.sebrae.com.br).

“O ENOTURISMO NO VELHO MUNDO”


   Antonio Garofolin Sommelier( Itália), Bernardo Pareira Vice Pres. Cartaxo( Portugal),José Arruda, Sec AMPV, Carlos Paviani(IBRAVIN)

Com mediação do diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, foram apresentados "cases" sobre o enoturismo na Europa e suas tratativas para o fortalecimento do setor. Na Itália o  fortalecimento se deu  atráves afirmação da cultura local como um diferencial exclusivo.
Em Portugal,Cartaxo fez um acordo com a TAP, maior cia de aviação da Europa, e hoje,  seus vinhos são servidos nos vôos,  também desenvolveram  projetos para  fortalecer  a economia do vinho , a cultura, e  o turismo, promovendo cursos, festivais, ações capazes de consolidar o produto.

"PRÁTICAS DO ENOTURISMO NO BRASIL”.

As vinícolas brasileiras tem inovado, em  busca  de diferenciais que sejam atrativos e fidelizem o enoturista.

A vinícola Cristofoli de Bento Gonçalves,  criou o " Edredon nos Parreirais", que  surge como uma proposta para harmonizar vinhos com originalidade, surpresa, bom gosto, arquitetura, delicadeza e paisagem”. Esta proposta tem ofertado um produto diferenciado e com ótima aceitação.
A  Salton ,  que detém 40% do mercado de espumantes no Br. investe em jantares harmonizados, cursos de degustação de vinhos com queijo e chocolate além de proporcionar pacotes temáticos exclusivos.
A Cave Colina, está situada dentro de um túnel na ferrovia Curitiba-Paranaguá, sendo  projeto inovador e convidativo.
A diretora da rota do vinho do Chile concluiu que o vinho é o produto mais famoso de seu país.
A  Argentina  possuí  um observatório para recolhar dados do setor, o enoturismo está crescendo graças aos atrativos diferenciados oferecidos aos turistas.
No Uruguai muitos vinhedos também são familiares.

                                                            Brinde com vinho Português.

Na conclusão dos trabalhos, a secretária Ivane, fez uma análise e os encaminhamentos do evento. “Estamos muito satisfeitos com o evento, todos os objetivos foram atingidos. Já recebemos o interesse do Uruguai e da Argentina em realizarem o evento em 2013. Isso dependerá da formalização da postulação, que será avaliada pelo grupo de palestrantes do 2º Congresso. Muito positiva, também, foi a participação do setor público, através do Ministério do Turismo, da Embratur e da Secretaria Estadual do Turismo. Já tivemos o anúncio da construção de um acordo de cooperação entre Embratur e Ibravin, para promoção do enoturismo. O Congresso já trouxe avanços para o setor”, conclui a Secretária.

Degustação de vinhos especiais  na Vinícola MIOLO
E assim, findando os trabalhos, todos os participantes tiveram a certeza do quão profícuo foi este congresso, seja em termos dos entendimentos, e principalmente pelas importantes propostas de todos os entes ali envolvidos, objetivando a consolidação de políticas, projetos, e ações que vão fortalecer efetivamente este segmento que tem crescido anualmente, e cujo potencial ainda é imenso, principalmente se considerando que atualmente o Brasil, é um pais cujos vinhos, a cada vez mais, vem recebendo premiações internacionais, dada sua qualidade e personalidade, que constantemente estão sendo aprimoradas para firmar definitivamente o vinho nacional no panteão dos mais importantes vinhos mundiais.
Além de passar por momentos favoráveis em vários setores da atividade econômica, o Brasil será palco de dois eventos magnânimos: a Copa 2014, e as Olimpíadas 2016, quando o país se transformará na maior vitrine mundial com imagens na TV, Internet, jornais e revistas, que percorrerão o planeta, atingindo bilhões de pessoas, além de receber milhares de turistas, jornalistas, autoridades e personalidades do mundo todo que estarão conhecendo o país, este será um momento singular, em que os esforços devem coadunar-se para a mais ampla divulgação do vinho nacional, que já tem consolidada sua importância no cenário turístico, social e econômico do pais, mas cujo potencial permite sua expansão, e a conquista de novos apreciadores pelo  mundo afora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário