terça-feira, 22 de julho de 2014

19ª FESTA DO IMIGRANTE DE SÃO PAULO.


19ª  FESTA  DO  IMIGRANTE,  NO MUSEU  DA  IMIGRAÇÃO,  EVENTO   REUNIU  PESSOAS  DO MUNDO  INTEIRO,   EM  GRANDE  HARMONIA   CULTURAL.

 


Inaugurado  em 1887, a “ Hospedaria de Imigrante”, hoje chamada  “Museu da Imigração” em São Paulo - Capital,  recebeu mais de 2,5 milhões de  imigrantes de 70 nações durante o século XX e XIX  (1887-1978).

Aos longos de 91 anos, a   ““ Hospedaria de Imigrantes”   fora  o ponto  de apoio para toda essa gente que chegava  ao  Brasil com  suas malas, suas famílias,  e com o anseio de refazerem suas vidas trabalhando nas lavouras de café, ou na indústria, mas sobretudo,   com o enorme   sonho de ” fazer a América “, e assim o fizeram,  e desta “mistura” , desta rica  miscigenação, surgiu  um povo lindo de características únicas  uma   nação multuracial, e multicultural de paz que é o Brasil,  e em homenagem  à toda essa “”massa”  estrangeira, formadora do povo e  brasileiro e sua diversidade, é  que há 19 anos acontece ali,  naquele local que acolheu  nossos antepassados, a importante e  grandiosa FESTA DO IMIGRANTE, que também se traduz em  momento especial de recordação e reflexão.

Esta tradicional festa acontece sempre no mês de julho, e a cada ano recebe um público recorde, neste ano de 2014, foram  mais de  20 mil pessoas, que lá estiveram durante os dias 20, 26 e 27, junto de seus familiares, celebrando esta linda história da formação de um povo e uma nação.

Gastronomia, arte, dança folclore, artesanato, e muita gente bonita compõem o cenário desta festa, que já é um marco na cidade, e que cresce a cada ano em publico e atrações.

Mais de 40 nacionalidades foram ali representadas, seja nos 43 stands de comidas típicas, seja nos 41 grupos de música e dança, ou nos 31 artesãos, além das atividades interativas de dança, cozinha, artesanato, sem se esquecer de  uma extensa programação para crianças, com teatro e  contações de histórias dos quatro cantos do mundo.

O público se encantou com o evento repleto de atrações de grande  riqueza  cultural, com destaque  para as danças: grega, italiana e peruana,   e ainda  para a  parte   histórica - já que se podia passear de “Maria Fumaça”,  visitar a grande exposição e ver:  cenários, fotos, móveis de época e etc,  de como eram  aqueles momentos em quem os imigrantes chegaram.

Um  grande destaque  do evento  foi  a parte gastronômica, já que havia delicias do mundo inteiro para serem degustadas,  harmonizadas com excelentes vinhos ou cervejas típicas,  ouvindo se boa música,e danças,   em clima de  grande confraternização, neste berço de história viva, que certamente remeteu a todos ao  próprio passado, nestas frias e  ensolaradas tardes de julho




Mon Liu e amigas












Nenhum comentário:

Postar um comentário