terça-feira, 5 de agosto de 2014

36ª FESTA DAS CEREJEIRAS JAPONESAS EM SÃO PAULO .


A comunidade japonesa de São Paulo,  comemorou nos dias 2 e 3 de agosto, a 36ª Festa das Cerejeiras Japonesas no parque do Carmo. 




Foram dois dias de intensas festividades com muita música, danças típicas, e culinária,  onde o espírito de paz e alegria reinaram entres as mais de quarenta mil pessoas, que puderam desfrutar da florada neste ano.


A SAKURA, aqui conhecida  como  cerejeira japonesa,  é  muito  venerada pela beleza de sua florada; por marcar as estações,   e por  traduzir o espírito Japonês de busca da paz e elevação espiritual.

A festa  anual   objetiva  venerar a natureza, mas principalmente  elevar o espírito com alegria e felicidade, por isso, as famílias se  reúnem sob as floridas árvores para comemorarem,  agradecerem pela  vida e buscarem boa sorte, é o Hanani.



O  bosque possui a  maior  plantação de cerejeiras fora do Japão,  e é motivo de grande orgulho para a comunidade nipônica, são cerca de 4.000 árvores em uma área de 50.000 m2, plantadas ali desde a década de 70.

Sua importância e reconhecimento são tão elevados, que no ano de  1995,  na comemoração dos 'Cem anos do Tratado de Amizade Brasil - Japão", a Princesa Sakayo do Japão esteve no parque e plantou um pé de Ipê.

E em   2008  para comemorar o "Centenário da Imigração  japonesa no Brasil", o príncipe Herdeiro Naruhito, esteve no parque visitando o bosque e inaugurando o monumento “”Sonho e Gratidão””.


Durante esta  36ª  festividade, o publico era convidado a  participar ativamente  das danças, mas para participar havia uma exigência: que todos sorrissem  afinal  aquela era  dança da alegria, paz e fortuna, e para os japoneses,  o sorriso é  a porta  para se atrair a boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário