sábado, 24 de janeiro de 2015

Aniversário de São Paulo, homenagem com tour aéreo

461 anos de São Paulo : Tour aéreo fotográfico, feito de bordo do Dirigível VENTURA da GOODYEAR .


            “ ...Uma imagem vale mais que mil palavras".

As imagens encantam os homens desde os tempos das cavernas, muito antes do surgimento da escrita. Arqueólogos afirmam que na Espanha, as imagens rupestres mais antigas, testadas com o carbono 14, tenham 42 mil anos..

A invenção da fotografia, em 1826, foi uma grande revolução humana, cientifica e artística, e ainda de maior impacto, quando as imagens puderam finalmente ser reproduzidas em grandes quantidades e compartilhadas por gente do mundo todo.

Considerando-se a importância da imagem que registra e guarda a história, em 2006, por ocasião do 452º aniversário de São Paulo, realizei um grande trabalho de fotografia aérea, enquanto documento e também em homenagem a cidade.
A partir de uma parceria com a GOODYEAR do Brasil, e por cortesia da mesma, realizei vários voos sobre a megalópole, a bordo do DIRIGÍVEL VENTURA, que até 2006, cortava os céus desta imensa São Paulo, e que por si só já era uma grande atração da cidadã, acredito que muitos ainda se lembram, e quantos ali quiseram voar!

Foram 6 voos, partindo do Campo de Marte, e mais de 2.000 clicks; destes, 70 fotos ficaram expostas no site da SPTURIS, órgão oficial de turismo da cidade por vários anos.

Muitas destas imagens foram reproduzidas infinitas vezes, por veículos de comunicação daqui e de fora, ganhando assim o mundo, gerando grande repercussão, e contribuindo para o fomento ao Turismo de São Paulo, que era o objetivo, sendo satisfatoriamente alcançado.

Este trabalho teve ainda grande reconhecimento, quando recebemos o convite para emprestar algumas destas imagens para a Empresa de Correios do Brasil, que as estamparam em selo comemorativo da cidade de São Paulo, no ano de 2009.

As fotos aéreas da cidade, feitas de bordo do DIRIGÍVEL VENTURA DA GOODYEAR, possuem uma característica única, pois os ângulos que conseguimos, são diferentes, por exemplo, dos ângulos obtidos de bordo de um helicóptero, que plana horizontalmente, já que o “Ventura” , nem sempre mantinha a estabilidade, devido as ondas de calor e vento, que alteravam sua posição,além de sua rota exclusiva, e isso acabou contribuindo para a geração de uma série de imagens com ângulos especialmente diferenciados, que emprestou toda uma originalidade e exclusividade às fotos.

As fotos revelam contornos, nuances arquitetônicas, e a beleza única de uma cidade pulsante, que não dorme, mas cujos vários atrativos nem sempre são apercebidos por um cidadão tomado por seu ritmo efervescente.

Neste Tour aéreo muitos aspectos desconhecidos de São Paulo, foram descortinados, revelando a magnitude desta cidade.

Praça da Sé, Museu do Ipiranga, Mosteiro de São Bento, Edifício Copan, Terraço Itália, MASP, Autódromo de Interlagos, Marginas Tiete e Pinheiros, Teatro Municipal, Jardim da Luz, Museu da Língua Portuguesa, e todos os demais pontos turísticos fazem parte desta importante documentação fotográfica, que já homenageou, e hoje nestes 461 anos, presta nova homenagem a esta cidade de contrates e de singular existência.
Para este ano de 2015 está prevista uma grande exposição com as imagens... Aguardem Notícias !!! 

 Por enquanto  algumas destas imagens, estão aqui, agora expostas com os parabéns à 
nossa “Terra da Garoa” querida! 

   :fotos: Wanderlei Celestino- de bordo do Dirigível VENTURA da GOODYEAR.
                                 

    É proibida a REPRODUÇÃO das fotos sob qualquer pretexto. LEI 9610/91
























Nenhum comentário:

Postar um comentário