quarta-feira, 25 de março de 2015

Sala São Paulo é eleita uma das dez melhores salas de concerto do mundo.

CASA DA OSESP É UMA DAS DEZ SALAS DE CONCERTO SELECIONADAS ENTRE AS MELHORES DO MUNDO.


O jornal britânico The Guardian publicou uma matéria elegendo as  dez salas de concerto entre as melhores ao redor do mundo, na qual destaca as qualidades acústicas de cada local.
 O especialista Trevor Cox, professor de engenharia acústica na Universidade de Salford e autor do livro Sonic Wonderland: A Scientific Odissey of Sound, incluiu a Sala São Paulo nessa lista, ao lado de importantes salas, como a Berlin Philharmonie, a Philharmonie de Paris, a Tokyo Opera City Concert Hall e a Grosser Musikvereinssaal, de Viena.

Ele destaca o desafio que foi construir a Sala São Paulo em uma área que era anteriormente o pátio ao ar livre de uma estação de trem; elogia a beleza da sua arquitetura, que aproveita as enormes colunas originais da antiga Estação Júlio Prestes; e explica as características do teto móvel, que permite que a acústica de cada concerto seja ajustada conforme o repertório a ser apresentado.

A Sala São Paulo, considerada a melhor sala de concertos da América Latina, foi inaugurada em 1999, na antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana (de 1938), patrimônio histórico de São Paulo. A antiga estação de trens, ainda em funcionamento, guarda a memória dos tempos áureos da política cafeeira e das transformações que a cidade sofreu desde o princípio do século passado.

Um edifício monumental, mas parcialmente inacabado devido a crises financeiras mundiais, foi escolhido para se transformar na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O projeto de restauro foi concebido para adequar o espaço ao novo uso e preservar a arquitetura original. Onde antes havia um antigo jardim interno, com colunas em estilo grego, medidas e proporções ideais, foi encontrado um espaço de grande potencial acústico, devidamente convertido em sala de concertos.

Composta pelos espaços Sala de Concertos, Hall Principal, Foyer, Estação das Artes, Salão dos Arcos, Sala Carlos Gomes, Sala Camargo Guarnieri e Salão Nobre, a Sala São Paulo oferece um leque de opções para a realização de eventos culturais e sociais. Uma equipe técnica especializada e a estrutura tecnológica de última geração garantem comodidade e tranqüilidade à produção dos eventos. Conheça os ambientes e suas características.



A Sala São Paulo é a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e, além da temporada anual da Orquestra e seus grupos, recebe ainda concertos e eventos de diversas outras instituições. Para que o público possa conhecer todos os detalhes do prédio e da sala de concertos, a Visita Monitorada à Sala São Paulo acontece nos intervalos dessas atividades.

 Para não perder a viagem, agende ou confirme sua visita antecipadamente.
Envie um e-mail solicitando informações ou agendamento para visita@osesp.art.br ou ligue para 55 11 3367 9573 (segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 18h). Agendamento sujeito a confirmação de acordo com disponibilidade.

Para visita de estrangeiros ou grupos acima de 10 pessoas, o agendamento é obrigatório, com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.

http://www.salasaopaulo.art.br/home.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário