quarta-feira, 18 de março de 2015

Cônsul francês Damien Loras, e Consulesa Alexandra Loras recebem convidados na abertura do GOÛT DE GOOD FRANCE.

O Cônsul  francês e consulesa brindaram com seus convidados na cinematográfica  mansão consular, a abertura do GOÛT de GOOD  FRANCE, o maior evento gastronômico Francês do mundo. 

Cônsul Damien Loras e Consulesa Alexandra Loras
São Paulo participa do maior evento gastronômico francês do mundo.

Em  16 de março, o Cônsul da França em São Paulo, Sr. Damien Loras, e senhora  Alexandra Loras, Consulesa, receberam seletos  convidados  na mansão consular nos jardins para a comemoração do GOÛT de GOOD FRANCE, o maior evento da gastronomia Francesa do mundo.

O GOÛT de GOOD FRANCE,  maior evento em homenagem a gastronomia Francesa no mundo  acontece hoje  19 de março, simultaneamente em 150 países pelos cinco continentes, com mais de 1000 chefes participantes, com 1500 cardápios exclusivos.  

No Brasil são  mais de 50 restaurantes, superando os EUA,  Alemanha e Reino Unido. São Paulo é  à segunda cidade do mundo com a maior participação no evento,  com 22 importantes restaurantes participantes.



Fizemos uma entrevista exclusiva com o Cônsul  Damien Loras; 

R. Sr. Damien , boa noite, São Paulo é hoje, a segunda cidade que tem o maior evento do GOÛT de Good France fora da França, qual sua impressão sobre isso?

D.L.  – Não é uma impressão, mas sim a confirmação de que a gastronomia Francesa  no Brasil tem um alcance importante, e que os brasileiros gostam da gastronomia francesa. O Brasil  é o segundo país atrás da Itália em participação neste evento, quer dizer que temos um alcance importante aqui, mas temos que  fazer mais  e melhor,  e mostrar que nossa gastronomia  não é só para a elite, e que pode ser acessível para todos. Neste evento, 22 restaurantes em SP, vão compor cardápios  para  todos os bolsos, vai ter menu começando por R$ 60,00,  para que todos aproveitem e se deleitem com a nossa tradição culinária.

R. Sr. Damien, O que o Senhor nos fala sobre a gastronomia na cidade de São Paulo, especificamente?

D.L.  -  Em São Paulo temos a chance e sorte de viver numa cidade, onde a oferta gastronômica é imensa, onde  temos tudo, toda a gastronomia do mundo: Chinesa, Italianas, Japonesa, é uma cidade competitiva, a oferta é grande, por isso mesmo é que a França tem que enfrentar esta competição oferecendo sempre o melhor da sua tradição culinária.

R .Monsieur Loras, existe um prato específico da gastronomia brasileira que o senhor aprecie?

D.L.  - Bobó de camarão. ( com um simpático sorriso).
  



Cerca de 20 chefes franceses,  dos restaurantes  participantes estiveram na mansão nesta noite de celebração.( foto reprodução do site do Consulado da frança).

Um dos  chefs mais famosos da atualidade, após participação do programa Master Chefs da Band :  Erick Jacquin, foi um dos presentes ao evento, e simpático, nos revelou que o programa breve estará no ar, para todos que apreciaram o primeiro,  e esperam pelo próximo.

Cybelle Bueno e Príncipe Dom Ydenir Machado.
 Dentre os convidados destacamos a nobre  presença de Sua Alteza Príncipe Dom Ydenir  Machado,  e dos ilustres  consultor de luxo: Cláudio Diniz, da Colunista Social : Cybele Bueno, da Diretora da SpTuris: Luciane Leite,  e da apresentadora do programa Amaury Jr; Heaven  Delhaye.


este Colunista e Damien Loras 
Na cinematográfica  mansão, cenário desta encantadora noite, todos foram recebidos  atenciosamente  pelo cônsul e consulesa, ao brindar  do champagne “Veuve clicquot “,  vinhos  tintos e brancos,  perfeitamente  harmonizados por  um cardápio especial  de fingers food, desenvolvidos exclusivamente  pelo chef  Patrick Bragato, que  seguindo  a proposta do evento, apresentou  delicadas  e inéditas  iguarias  gastronômicas, que agradaram os mais exigentes  gourmets  presentes, acompanhado ainda e  naturalmente por uma encantadora  mesa de queijos e baguetes.


jantar à bordo do Bateaux parisiense ( Paris - Rio Sena)

É a primeira vez que o  Goût de Good France  acontece no Brasil, este grande  evento cultural, que tem como objetivo celebrar e difundir toda a excelência e sofisticação da gastronomia francesa pelos quatro cantos do mundo, convidando o público mundial para compartilhar de um legítimo jantar francês com todo o seu requinte.


A gastronomia francesa é sem dúvida a mais famosa e elogiada do mundo, despertando sempre muita curiosidade e desejo, pelas imagens de requinte  projetadas ao longo da história, e principalmente  do cinema, que com sua magia desde deu inicio, encanta a todos com cenas de jantares suntuosos e luxuosos, que se fixaram no imaginário de gerações no mundo todo.

Esta  oportunidade  de difusão mundial, criada  pelo  gran chef Alain Ducasse, e o  Ministério das Relações Exteriores e do desenvolvimento da França, é com certeza um feito de aproximação ainda maior para  com o público fiel, e uma desmistificação para com o público  novo, que pode  apreciar toda a sofisticação dos serviços de um  jantar à  francesa, pelo mundo, tendo sido consideradas as diferenças culturais, sociais e financeiras de cada qual, onde  o  respeito e excelência para  com  todos os gostos, paladares e bolsos, não faltaram, em grande demonstração  de deferência desta sociedade  igualitária, que  buscou  repartir, oferecer, compartilhar com o mundo, um de seus maiores bens culturais e patrimoniais ( dentre tantos),  uma de suas jóias raras: sua magnífica, insuperável  e aclamada gastronomia. 




confiram os  restaurantes participantes; e bon apétiti à  tous! 

http://saopaulo.ambafrance-br.org/Gout-de-France-restaurantes  

matéria da REDETV 

http://www.redetv.uol.com.br/Video.aspx?52%2C15%2C446540%2Cjornalismo%2Credetv-news%2Cgastronomia-francesa-e-homenageada-em-todo-o-mundo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário