quarta-feira, 11 de março de 2015

São Paulo participa do GOÛT DE/ GOOD FRANCE, o maior evento gastronômico francês do mundo.

Dia 19 de Março, o GOÛT DE /GOOD FRANCE, o maior evento gastronômico francês do mundo,acontecerá simultaneamente em 150 países, em cinco continentes,com mais de 1000 chefs,com 1500 cardápios variados do mais alto refinamento.  


Na próxima quinta-feira, dia 19, acontecerá o GOÛT DE /GOOD FRANCE, o maior evento gastronômico francês do mundo, que se realizará simultaneamente em restaurantes franceses em150 países, pelos cinco continentes, apresentando toda a diversidade da gastronomia francesa,  assinada por renomados chefs nos quatro cantos do mundo.



O evento gastronômico, trás também a preocupação com o social, pois   existe uma contrapartida, em que  5 % da renda total de cada restaurante, serão doados às Instituições Sociais locais, que trabalhem em prol da saúde e do meio ambiente, escolhidas pelo próprio restaurante.

Criado pelo Ministério das Relações Exteriores e do Desenvolvimento  Internacional da França, e o grand chef Alain Ducasse, o evento objetiva  celebrar e difundir toda a excelência e  sofisticação da gastronomia francesa, pelos quatro cantos do mundo, convidando o público mundial  a compartilhar de um legítimo jantar Francês com todo seu requinte.

O evento  apresentará  uma cozinha  viva, aberta e inovadora,  sendo fiel   a seus valores que são: o partilhar, o  prazer,   o respeito ao comer bem  e ao planeta.



Esta será uma ocasião de vivenciar sensorialmente todo o refinamento da gastronomia francesa,  e sua diversidade de nuances gustativas,    modelada com o toque especial dos chefs de cada região, que adaptarão alguns pratos usando as iguarias locais.

A cidade de São Paulo,  sendo uma das mais  representativas do mundo, naturalmente fará parte deste  mega evento, com mais de 20 restaurantes  participantes, somente na cidade, contando ainda com  Indaiatuba,  Campinas, Curitiba,  Guarujá e Santos.

Para Alain Ducasse: “ A culinária francesa é a interprete de uma  culinária que evoluiu, alcançando a leveza, e  a harmonia. O ponto comum é a generosidade, a partilha, o amor pelo belo e saboroso.A oportunidade de festejar a culinária francesa ao  redor do mundo será um parênteses encantador em sua história”.

O Menu será criado por cada chef,mas o serviço será tradicional: uma entrada fria, uma entrada quente, um peixe ou crustáceo, uma carne ou ave, um queijo ou seleção de queijos, uma sobremesa de chocolate, vinhos, e um digestivo francês. 



Damien e Alexandra Loras 
Em São Paulo, o Cônsul Geral da  França: Damien Loras, e  senhora  Alexandra Loras, receberão seletos convidados na residência consular, nos Jardins, para uma agradável e sofisticada noite em comemoração, e abertura deste evento, que já promete ser um sucesso na cidade e no mundo.

Embaixadas e Consulados franceses pelo mundo também participarão do evento que foi inspirado em Auguste  Escoffier, que em 1912, criou os “  Jantares de  Epicuro”, com a ideia de oferecer  no mesmo dia, em diversas cidades do mundo, e para o maior número de convidados,um  fino  cardápio Francês, com os  melhores produtos e pratos.


Nesta versão atual, o  GOÛT  DE / GOOD FRANCE,contempla desde os restaurantes da mais alta gastronomia, ao bistrô de qualidade, que  participarão segundo a concepção de ofertar produtos frescos da estação, com menos gordura,menos açúcar e menos sal, primados pela máxima    excelência,que  além de histórica, é a marca da gastronomia mais sofisticada, famosa e apreciada do mundo.

                                                Santé et Bon appétit à tous !!! 
 

A lista pode de restaurantes participantes pode ser consultada no link abaixo.

 http://saopaulo.ambafrance-br.org/Gout-de-France-restaurantes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário