segunda-feira, 30 de março de 2015

VITÓRIA CURY FILHA DO ETERNO ‘BOLINHA” ESTÁ CRIANDO UM INSTITUTO COM O NOME DO PAI, PARA AJUDAR ARTISTAS.

BOLINHA, UM DOS MAIORES ÍCONES DA TELEVISÃO BRASILEIRA, SERÁ HOMENAGEADO COM INSTITUTO COM SEU NOME. 

Edson "  BOLINHA" Cury

Edson “BOLINHA”  Cury, um dos maiores apresentadores  de televisão do Brasil, terá  seu nome e obra imortalizados  pela  filha Vitória  Cury com a criação do INSTITUTO BOLINHA,  que já tem um site : http://institutobolinha.com.br/ , e está em fase de conclusão documental , e principalmente na busca de aportes financeiros para  sua efetivação.

VITORIA CURY
Desde sua partida em 1998,  que Vitória vem incansavelmente lutando para manter a memória do pai, um dos maiores ícones da televisão brasileira, que só na  Tv BAND , permaneceu  durante  21  anos, e  apresentou  entre outros, o ‘CLUBE DO BOLINHA,  um programa com atrações musicais,  que alegrava as famílias brasileiras com muita diversão, e que deixou saudades para muitos  de seus assíduos  telespectadores Brasil afora, que  tinha como marca registrada as camisas de seda coloridas, feitas com exclusividade, e o carisma único, que faz com que seja lembrado saudosa e carinhosamente  até hoje. 

VITÓRIA CURY E ESTE COLUNISTA 
BOLINHA  teve um começo modesto:  "Fui feirante, engraxate, cobrador de ônibus e balconista. Já vendi até suspensório para cobra", dizia ele, mas o talento não ficou escondido por muito tempo, em 58 iniciou carreira como apresentador de rádio em Araçatuba, como repórter de campo,  em 63 chegou à  Rádio Excelsior em SP, e em   66,  foi  convocado às pressas para substituir CHACRINHA,   elevando  a audiência, e  garantindo seu lugar, assim ganhou seu primeiro programa de TV, “ A hora do Bolinha”, em 73 foi para a Tv Band, onde permaneceu até  1994.

BOLINHA  foi o responsável pelo famoso  ”empurrão” da fama, para  muitos artistas,  que até então eram desconhecidos,  e hoje são famosos como : Zezé di Camargo e Luciano, Amado batista, que lhe foi apresentado por Sérgio Reis, Arnaldo Antunes, a dupla Leandro e Leonardo  - inclusive  a música Pensa em Mim, de Mário Soares, um dos maiores sucessos da dupla, foi dada por BOLINHA, para que eles gravassem,  além  destes, muitos outros  estiveram em seu palco no início de carreira.

Mas o apresentador também era provocador, e  ainda durante a vigência da ditadura, apresentava o ousado quadro “”Eles e Elas””,  onde  dava espaço para artistas transexuais, mostrarem sua arte  sem preconceitos.

 O Assunto BOLINHA voltou á tona nas duas  últimas semanas,  Vitória tem chamado a atenção da sociedade e   principalmente da mídia, a TV Record,  apresentou duas matérias com ela,  e  uma terceira está sendo finalizada, onde ela pôde falar sobre seu grandioso projeto em homenagem ao pai, e  cujo caráter humanitário teve    grande destaque.

A criação do Instituto,  objetiva guardar, manter e  divulgar a memória de BOLINHA, através do museu,  mas este não  é  o único  objetivo,  pois  Vitória pretende com esta criação,  realizar em nome, e homenagem  à seu pai,  seu  sonho benemérito  de  amparar artistas em situação de  vulnerabilidade social.
  
Através  do instituto, Vitória quer construir  um  Museu, em Uberlândia-MG, que inclusive já tem uma rua com o nome do apresentador;  esta parte do projeto conta com o apoio de  Luis Caymmi, importante radialista do triângulo Mineiro, que  fez o pedido de uma  área à prefeitura da Cidade.

Dentro do escopo  do projeto, Vitória está buscando um espaço físico junto às prefeituras, onde pretende construir a CIDADE DO BOLINHA:  um retiro com 100 casas, que abrigará 4 artistas em cada uma,  qualquer cidade do Brasil poderá receber  este retiro, basta que se interessem pelo projeto,  e cedam a área para sua construção.  Vários empresários e artistas já se comprometeram em serem  patrocinadores das casas que em agradecimento terão seus nomes nelas, e quem quiser pode colaborar.

Vitória nos  confirmou que o cantor  Leonardo,  aceitou ser o padrinho do instituto.
BOLINHA E PELÉ


 O rei do futebol Pelé, era um  grande amigo de  BOLINHA,  e lhe deu sua camisa da COPA DE 70,  autografada, “Esta  camisa é um tesouro, tem um  valor incalculável, meu pai guardava como uma relíquia e nos ajudará nesta empreitada",  confidencia Vitória.


O leilão desta peça  raríssima e única  demonstra um  gesto de  afeição, todo empenho e amor de Vitória por este grande projeto, que além de  preservar a memória de um ícone da televisão brasileira, que elevou  muita gente,  visa  para o futuro salvaguardar  almas, cujas  privações de ventura, vitalidade, e mocidade dos tempos  idos, levam-nas a buscarem   esteio seguro e paz. 

Um comentário: