terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Música Venceu!

Carnaval 2011 : a Vai Vai homenageará o Maestro João Carlos Martins, contando sua vida em forma de enredo, num mix inédito, do samba com a música erudita.

O Maestro João Carlos Martins, é um músico erudito, cuja perseverança na vida, um exemplo para todos, será exaltada no samba enredo “ A Mùsica Venceu”, uma referência direta à própria vida do maestro, que aos 8 anos de idade venceu um concurso de piano ao tocar Bach, mas que foi privado em sua vida , por várias vezes, do contato com o piano, primeiro ao sofrer um acidente e perder o movimento da mão direita, após tratamento recuperou os movimentos , mas então desenvolveu LER, que outra vez o prejudicou, porém novamente não desistiu, e sua paixão o fez recuperar-se e voltar aos concertos, e então mais uma vez o destino lhe pregou uma peça, quando em um assalto na Bulgária, um golpe na cabeça, lhe tirou os movimentos da mão.

Ele pensou que não poderia tocar nunca mais, só que mais uma vez, seu amor pela música o fez superar todas as dificuldades, e assim encontrou uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia de cada mão... além de ter se tornado maestro depois dos 60 anos de idade.É esse é o grande homenageado da Vai Vai 2011 : um homem que nunca desistiu dos seus sonhos, e que pelo amor à música, venceu !

Neste último domingo, dia 20 de fevereiro, o maestro esteve na Vai Vai , no bairro do Bixiga , em São Paulo, e regeu a Filarmônica Bachiana SESI-SP, apresentando sinfonias de Mozart e Beethoven.

Mais de 4,500 pessoas aplaudiram efusivamente a apresentação, que ao fim cedeu lugar a bateria do mestre Tadeu que colocou todo mundo pra sambar numa festa incrível, onde se teve uma amostra da paixão que será levada à avenida, no dia 04 de março, quando a Escola irromper no sambódromo do Anhembi balançando a massa.


Alda Marco Antônio, vice-prefeita de São Paulo, e Paulo Skaff, presidente da FIESP, foram levar um abraço ao amigo; ao serem anunciados, ambos foram muito aplaudidos e agradeceram à multidão de apaixonados pelo samba e pela VAI VAI.

Um comentário:

  1. Nossa, que história, linda,comovente.

    Melevou as lágrimas,porque além de saber oque é a LER, a superação do Maestro e digna de muito respeito e admiração.

    Parabes a ele, a Va Vai(pela Homenagem prestada) e para voce pela divulgação da matéria

    Bjks

    Joanna Prado
    Jornal Jardins

    ResponderExcluir