domingo, 25 de março de 2012

Mostra Giorgio DE CHIRICO no MASP




MASP Apresenta “O sentimento da Arquitetura”,de De Chirico,o  criador da arte metafísica.


Em De Chirico,   visualizar em seus  quadros um  busto grego, um prédio com arcos romanos ao lado, e ao centro uma efígie languida, e todos  estes ícones  incomuns  figurando em um mesmo espaço,   podendo ser  o espaço de uma praça pública,  uma sala,  ou de um quarto, é algo recorrente. 
  

Porém, este espaço arquitetônico, praça ou quarto,  não é necessariamente real,  mas sim um espaço  imaginário , onde é  possível  a  representação  dos sentimentos, da melancolia, que se  traduzem  neste extraordinário  conjunto de figuras que contemplam  ou  são contempladas  por esta   "aura" que exprime  a  sensação de  vazio.
 De Chirico batizou seu estilo como arte metafísica,  quando pinta  imagens de suas  memórias afetivas,  diferente do surrealismo cujo tema são os sonhos, delírios, e  a escrita automática. 

Ele desenvolveu este estilo quando após uma longa doença, sentado em um banco de praça em Florença,   vislumbrou  a mesma  transfigurada, e então se deu conta de que é o homem quem dá sentido real aos  espaços, e estes,  sem o homem, são apenas espaços vazios, sem a  representatividade que os legitime.
   
Sua obra recorre a   temas clássicos e mitológicos, e  ao mesmo tempo, em uma mesma tela,   pode se   encontrar  traços de arte  primitiva,  clássica, contemporânea: surpreendentes homens sem face, ou homens cibernéticos, cidades esvaziadas, restos de civilização,  fusão de homem,  máquina com  arquitetura,   estas compilações arquetípicas transformam De Chirico num mistério, de onde  apenas alguns lampejos  são revelados, porém o todo permanece enigmático, reservado ao  próprio criador.

Suas telas e esculturas,   transmitem  uma  inquietante sensação  de que       algo se perdeu , de que algo ficou suspenso no tempo,  indecifrável, indissolúvel, também   não  revela  se  é  presente,  passado ou  futuro,  e este  anacronismo,  em conjunto com  os demais   signos em  De Chirico, faz sua obra transcender do contexto físico para  o metafísico,   instigando novas leituras e interpretações.

serviço:
DE CHIRICO: O SENTIMENTO DA ARQUITETURA - Masp. Avenida Paulista 1.578,   de 3ª a dom., 11h/18h; 5ª, 11h/20h. R$ 15. Até 20/5. ( entrada franca às terças).

Nenhum comentário:

Postar um comentário