sábado, 24 de novembro de 2012

PISANDO UVAS

ENOTOUR PELA EUROPA, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA !
                                                                                        por Wanderlei Celestino


VISTA DO DOURO

        
Viajar pela Europa, degustando vinhos finos  ao lado de uma expert, é um luxo possível  para alguns,  e um sonho para outros !
E para coroar esta experiencia única, nossa especialista é  brasileira.

Apaixonada pela vida, pela beleza e por vinhos...

                                                                                              ...além de saber tudo do assunto. 
                                                                                            
Maria Amélia Duarte Flores
                                             
 E assim, Maria Amélia Duarte Flores,  Enóloga internacionalmente renomada, esteve por 47 dias ciceroneando  alguns felizes convivas   da Confraria do Champanhe por várias regiões produtoras na Europa, em uma  bucólica  viagem cujas experiências   foram  quase indescritíveis de tão enriquecedoras.
                                                                                                                                .
Foram três grupos, sendo dois por Portugal e um pela belíssima França.   O “enotour” foi realizado com a Confraria do Champanhe da Serra Gaúcha!

Um grupo de vinte associadas, visitaram as principais regiões de Portugal, que segundo descreve a própria Maria Amélia, foi “ uma viagem repleta de experiências! Desde incríveis vistas do Douro da Quinta das Carvalhas, modernismo da Ramos Pinto, pisar uvas no lagar com Anselmo Mendes, jantar com Filipa Pato, encontro com João Portugal Ramos, Esporão, visitas vip com o grupo Dão Sul e Bacalhoa, leitão da Bairrada com Cave Messias e emoções na Ilha da Madeira”, e toda essa “ aventura enogastronômica, foi registrada no blog da enóloga. (link abaixo)

Conferindo o blog, é possivel  vislumbrar um pouco dessa encantadora viagem enogastronômica pelas incomparáveis vindimas européias e seus encantos.


pisando uvas
"Uma mistura de diversão e alegria, cantamos músicas brasileiras, da imigração italiana, confraternizamos. A sensação dos bagos entre os dedos é sensacional , eu recomendo" –  estas são palavras de Maria Amélia em seu blog, que demonstram um pouco da alegria de vivenciar tal experiência,  descrevendo o 4º dia em Portugal.

Selecionamos a imagem acima, pois o pisar das uvas faz parte do imaginário das pessoas do mundo todo, que conhece esse ritual dos filmes de cinema, quem nunca se imaginou pisando  uvas para preparar seu próprio vinho ?

Com a modernidade dos dias de hoje a “ pisada”, já foi descartada por vários produtores no mundo, que utilizam-se de equipamentos sofisticados para o preparo do vinho, praticamente sem o contato manual...ou dos pés !!!

Maria Amélia é formada em Enologia e Comunicação e Mkt Turístico.

Mais de 2.000 mil pessoas já participaram de seus concorridos cursos.
Ela promove jantares harmonizados, e viagens enogastrônomicas às  melhores regiões produtoras do mundo como: Bordeaux, Itália, Portugal e Espanha, e também Mercosul, foi laureada como Embaixadora do Vinho Espanhol pela Academia do Vinho da Espanha.

Além de promover  eventos  nacionais e tours  internacionais,  Maria Amélia está muito atenta ao tema  aqui mesmo  no Brasil,  tanto que recentemente conclui uma  extensa pequisa  e lançou  o livro " Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro", um importante estudo sobre as regiões produtoras do país, suas características peculiares, " terroir", que dá aos vinhos suas personalidades, além de  contar também um pouco da história das famílias produtoras, dos locais visitados ... é quase uma degustação!!! e imperdível para quem se interessa e quer conhecer mais sobre o assunto.
                                                                     Capa do Livro


Esta é uma foto  emblemática que dá um "flash" do que será encontrado no livro.
 A foto  é de autoria da   própria Maria Amélia,  foi feita  em Lagoa Grande - Pe,  e  está no  livro,   o qual  nos foi presenteado um exemplar, Em Bento Gonçalves-RS, durante o II Congresso de Enoturismo de Bento Gonçalves( matéria completa neste blog),   oportunidade  esta em que   ela  nos relatou a   singularidade,  a riqueza, e a harmonia  desta imagem:  uma cabra,  simbolo típico do serrado antigo e suas dificuldades, a irrigação algo fundamental para a sobrevivência da região,  as mangas, fruta típica da região, e ao fundo as videiras, uma nova cultura, em todos os sentidos,  que tem dado certo e produzido vinhos de qualidade,  agregando novos  valores à região como um todo, sejam culturais e sociais.
Só mesmo uma pessoa com muito conhecimento e afeição àquilo que faz,  poderia ter a sensibilidade de  perceber  e captar uma imagem tão emblemática e poética,   que de alguma forma   consegue resumir  e documentar em  apenas um clique a   " trajetória" histórica desta  região,  como se o passado,  presente e  o futuro estivessem  ali, juntos, em harmonia e consonância perfeita,  equilibrados e integrados.
 
fonte: VINHO E ARTE : http://vinhoearte.blogspot.com.br/2012/10/4-dia-anselmo-mendes-confraria-do.html 

fotos fonte Vinho e Arte ( Reprodução Proibida sem autorização dos autores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário