terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Príncipe da Holanda acompanha Vermeer ao MASP

No último dia 11 de dezembro, o Príncipe da Holanda Maurits Van Oranje-Nassau esteve em São Paulo no MASP , para a abertura da exposição da obra prima de Johannes Vermeer, ‘MULHER DE AZUL LENDO UMA CARTA" (1663-1665) que veio ao Brasil pela primeira vez.


Para se ter uma breve idéia da magnitude desta obra, não só para a Holanda, mas também para a História da Arte, ela chegou ao Brasil  acompanhada da realeza daquele país.



Príncipe MAURITS VAN ORANJE-NASSAU
No vernissage o príncipe discursou elogiando o MASP dizendo que apesar da saudade que sentirá da obra, fica tranqüilo pois sabe que o MASP é o lugar ideal para expor esta obra, o que lhe traz muita satisfação.
Beatriz Pimenta Camargo
A anfitriã Beatriz Pimenta Camargo, Diretora em exercício do MASP, deu as boas vindas aos ilustres convidados,  e também  ao seleto público  de menos de 100 pessoas.

arquiteto Rui Otake, um dos convidados
A exposição foi aberta ao público em 12 de dezembro, e vai até 10 de fevereiro,e  é uma oportunidade única de apreciar esta obra tão emblemática, cujos estudiosos atribuem a máxima distinção.



O artista, com sua pinceladas firmes e ao mesmo tempo delicadas, transformava uma cena cotidiana em uma obra prima, cheia de esplendor e emoção, ao mesmo tempo, carregada com um certo mistério,um realismo melancólico e indagatório, típico daquele período.

autorretrato de Vermeer
O artista deixa várias perguntas: O Por que das posições dos elementos, que notícias traria aquela carta? , por que um espaço escuro tão profuso no canto inferior esquerdo?, Vermeer é mais indagação do que compreensão, é enigmático como só os gênios o são.
É importante salientar que naquele período, ”cartas entregues pelos correios ainda era algo novo”.


Vermeer é o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.

público
 Acredita-se que atualmente existam apenas entre 30 e 40 quadros verdadeiros da obra completa do artista, que são uma verdadeira relíquia deste gênio que dominava a luz maestralmente, e imprimia em suas telas um realismo quase “ fotográfico”. Em todas as telas do artista percebe-se que o escuro era algo preponderante.
reprodução
“No conjunto, uma imagem solidamente construída apresentando uma narrativa visual ampla, bem arquitetada, magnificamente amarrada em sua própria coerência interior – com todos os paradoxos que encerra e que uma boa história deve conter”, escreve Teixeira Coelho.

Após um delicado processo de restauração, verificou que além do processo de deterioração natural, alguns restauros já realizados alteraram aspectos originais da obra, mas com este último, acredita-se ter chegado a um resultado excelente, que finalmente revela fielmente todo esplendor das pinceladas originais do artista.
MASP
Após a estadia no MASP. “Mulher de azul lendo uma Carta”, será exposto no Getty Museum, Los Angeles, e depois Amsterdã no Rijksmuseum.

Para quem não  planeja visitar os museus citados, esta é uma rara e imperdível  oportunidade de conhecer esta obra  que figura entre as mais importantes da história da arte, e ficará por aqui bem pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário