No último dia 11 de dezembro, o Príncipe da Holanda Maurits Van Oranje-Nassau esteve em São Paulo no MASP , para a abertura da exposição da obra prima de Johannes Vermeer, ‘MULHER DE AZUL LENDO UMA CARTA" (1663-1665) que veio ao Brasil pela primeira vez.
Para se ter uma breve idéia da magnitude desta obra, não só para a Holanda, mas também para a História da Arte, ela chegou ao Brasil acompanhada da realeza daquele país.
Príncipe MAURITS VAN ORANJE-NASSAU |
Beatriz Pimenta Camargo |
A anfitriã Beatriz Pimenta Camargo, Diretora em exercício do MASP, deu as boas vindas aos ilustres convidados, e também ao seleto público de menos de 100 pessoas.
arquiteto Rui Otake, um dos convidados |
O artista, com sua pinceladas firmes e ao mesmo tempo delicadas, transformava uma cena cotidiana em uma obra prima, cheia de esplendor e emoção, ao mesmo tempo, carregada com um certo mistério,um realismo melancólico e indagatório, típico daquele período.
autorretrato de Vermeer |
O artista deixa várias perguntas: O Por que das posições dos elementos, que notícias traria aquela carta? , por que um espaço escuro tão profuso no canto inferior esquerdo?, Vermeer é mais indagação do que compreensão, é enigmático como só os gênios o são.
É importante salientar que naquele período, ”cartas entregues pelos correios ainda era algo novo”.
Vermeer é o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
público |
reprodução |
“No conjunto, uma imagem solidamente construída apresentando uma narrativa visual ampla, bem arquitetada, magnificamente amarrada em sua própria coerência interior – com todos os paradoxos que encerra e que uma boa história deve conter”, escreve Teixeira Coelho.
Após um delicado processo de restauração, verificou que além do processo de deterioração natural, alguns restauros já realizados alteraram aspectos originais da obra, mas com este último, acredita-se ter chegado a um resultado excelente, que finalmente revela fielmente todo esplendor das pinceladas originais do artista.
MASP |
Após a estadia no MASP. “Mulher de azul lendo uma Carta”, será exposto no Getty Museum, Los Angeles, e depois Amsterdã no Rijksmuseum.
Para quem não planeja visitar os museus citados, esta é uma rara e imperdível oportunidade de conhecer esta obra que figura entre as mais importantes da história da arte, e ficará por aqui bem pouco tempo.
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