quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS 2015 EM SÃO PAULO, ACONTECEU NO MASP.

DIA  MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS 2015 EM SÃO PAULO, ACONTECEU NO MASP. 


 AIDS : Uma doença perigosa que precisa ser lembrada  e combatida!!!!

  


UM TESTE RÁPIDO E  GRATUITO,  FEITO COM  A SALIVA, JÁ  ESTÁ DISPONÍVEL NA REDE PÚBLICA, E O RESULTADO SAÍ  EM 30 MINUTOS.

  INFORMAÇÕES: DST/AIDS 0800162550 / www.crt.saude.sp.gov.br   



roupas feitas com preservativos pela artista Adriana   Bertini
O icônico MASP, ponto máximo da cultura paulistana,  referência mundial   das Artes, e  local central de concentração de  quase  todos  os protestos e manifestações  na cidade, mais uma vez serviu de palco,  na importante campanha de conscientização contra a AIDS , neste 1º de dezembro,  DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA A AIDS “ .

A secretaria de Saúde, por meio do CRT – Centro de referencia e Treinamento DST/AIDS, em parceria coma Secretaria de Cultura,  celebrou a importante data no vão  livre do museu.


Este Colunista fazendo o teste rápido o e indolor 
“Além de atividades culturais, aconteceu a “realização de testes rápidos para HIV”  por fluido oral,  assim quem teme a ” picadinha” no dedo,  pôde faze o teste, simplesmente com  a saliva, e o resultado saía em 30 minutos.

Maria Clara Gianna
Maria Clara Gianna, Coordenadora do Programa Estadual de DST/AIDS informa que: “...   É importante ressaltar,que ainda hoje, o diagnóstico tardio contribui para a morte de 8 pessoas todos os dias no estado”.

O teste precoce é fundamental para o tratamento adequado. No Brasil segundo o Ministério da Saúde, desde  o primeiro caso em 1980, já somam mais de  656.000 casos notificados ( condição em que a doença já se manifestou)  – o que é um número alarmante!



Desde que,  misteriosamente,  surgiu nos anos 80, a epidemia já infectou mais de 60 milhões de pessoas, e matou quase 30 milhões no globo, e continua!!!

O esforço para combater a transmissão é mundial,  o Brasil distribui o tratamento antirretroviral para todos que necessitem, segundo o Ministério da saúde, cerca de 400 mil pessoas,   em um universo de mais de 600 mil infectados, o numero ainda  parece pequeno.

   É Fundamental que todos saibam que a terapia,  apenas diminui a morbidade e mortalidade do pacientes, melhorando a qualidade de vida, mas não é a cura ...!!!




 Os Jovens e a AIDS: segundo o  médico  Dráuzio Varela, existe uma preocupação extra com  a população de jovens,  de 15 a  24 anos,  e a AIDS voltou a assustar, houve um aumento  absurdo dos casos de HIV nesta faixa,  desde 2006, o  aumento foi  de 50%,  no Brasil,  enquanto no mundo,  diminui  32%  neste mesmo  grupo, e  o         “...  motivo é o comportamento sexual dos jovens, que não se previnem,  pois acham que  hoje ninguém mais morre de AIDS,  e que se pegar o vírus,  é só tomar remédio,  e tudo bem...  mas não está tudo bem não!!!  a AIDS é uma  doença grave, que causa sofrimento,  e não tem cura”. Alerta!

Relacionamento estável não significa  estar livre da contaminação, muitos parceiros levam o vírus para dentro de casa, após relacionamentos extra, então, em casa  a prevenção continua sendo o remédio mais eficaz.



kit de teste: totalmente indolor...
Hoje é possível fazer o teste em menos de 30 minutos – UM TESTE RÁPIDO E DE GRAÇA NA REDE PUBLICA DE SAÚDE, E NÃO PRECISA MARCAR HORA, É SÓ CHEGAR E FAZER. ///

 INFORMAÇÕES: DST/AIDS 0800162550 / www.crt.saude.sp.gov.br


famosos que foram contaminados 

Existe uma falsa  impressão de que a AIDS está sob controle,  e não mata mais,  ledo  engano. A AIDS continua se espalhando,  principalmente entre os mais  jovens, que não vivenciaram  o horror que foi a epidemia nos anos 80 - muitos famosos se contaminaram-,  quando  o mundo  ficou apavorado com esta doença que matava demais, e ainda  hoje mata!


Somente a  prevenção pode  evitar a contaminação.  Nunca é demais lembrar que: O uso da camisinha em todas as relações sexuais  é a única maneira de evitar o contagio pelo  o HIV.




Fontes:http://www.aids.gov.br/pagina/aids-no-brasil   http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/03/20/734-mil-pessoas-vivem-com-o-virus-hiv-no-brasil.htm
 http://www.brasil.gov.br/saude/2015/07/onu-aponta-o-brasil-como-referencia-mundial-no-controle-da-aids


legenda das fotos: 

1  roupas feitas com preservativos da artista Adriana Betini

2 - Maria Clara Gianna - coordenadora do Programa  Estadual de DST/AIDS -SP

3 - este colunista fazendo o teste rápido.


Um comentário: